Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

14237607

Visitantes

Notícias

O Gabinete Técnico Florestal informa

Por Município de Oleiros em 23 de Janeiro de 2014

O Gabinete Técnico Florestal informa

O Gabinete Técnico Florestal (GTF) deste município, no âmbito da sua missão de esclarecimento e sensibilização da população acerca da ocorrência de ameaças bióticas à floresta, vem por este meio informar sobre a sintomatologia de uma doença que embora ainda não tenha sido detetada no nosso país, tem sido uma preocupação dos Estados-Membros e da Comissão Europeia.

O agente biótico nocivo é o fungo Hymenoscyphus pseudoalbidus/Chalara fraxinea (na sua forma assexuada), causador da doença vulgarmente conhecida por Murchidão do Freixo, a qual ataca maioritariamente as espécies florestais Fraxinus excelsior e o Fraxinus angustifólia. Esta doença tem sido observada não só em povoamentos florestais como em áreas urbanas e em viveiros, podendo infetar várias partes da árvore como rebentos, folhas, casca, tronco e sementes.

Para evitar a sua dispersão, é fundamental que sejam tomadas medidas preventivas e de deteção precoce, no sentido de minimizar os riscos de entrada deste agente biótico nocivo em Portugal. O GTF sugere a consulta do website do ICNF, nomeadamente a leitura da circular informativa elaborada pelo ICNF, I.P., em colaboração com a DGAV e o INIAV, I.P., assim como do plano de contingência 2014-2019 para este fungo. Nestes documentos encontra-se detalhada toda a informação sobre a sintomatologia da doença, principais vias de dispersão e medidas de prevenção e controlo, devendo o ICNF ser imediatamente informado se detetada a possibilidade de presença da doença.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt