Grande Rota Moradal Pangeia cada vez mais consolidada

Por Município de Oleiros em 12 de Março de 2014

Grande Rota Moradal Pangeia cada vez mais consolidada

A Grande Rota Moradal-Pangeia, a qual está a ser implementada no concelho de Oleiros (freguesias de Estreito-Vilar Barroco, Orvalho e Sarnadas de S. Simão) e que corresponde ao trilho português do IAT (International Appalachian Trail), começa a definir-se. Os trabalhos estão já a decorrer no terreno com operações de abertura e limpeza de pequenas “veredas” e desobstrução de passagem, as quais incluem corte de matos existentes e pequenas desramações de árvores ou arbustos.

A escola de escalada, por exemplo, está pronta para desafios e verifica-se que as vias são de muito boa qualidade e têm um enquadramento paisagístico excelente, com a particularidade de a escalada ser feita por cima de fósseis.

Recorde-se que este é um projeto pioneiro em Portugal, o qual visa a internacionalização do património natural e arqueológico do concelho, através da sua integração no maior trilho contínuo de pegadas do mundo. O projeto enquadra-se no conceito Rota das Montanhas, uma estratégia turística municipal diferenciadora e o nome “Grande Rota Moradal-Pangeia” deve-se, por um lado, à emblemática montanha quartzítica na qual o percurso se desenvolve (muito valiosa em geo e biodiversidade) e por outro, ao continente que existiu até há 200 milhões de anos e que reunia todos os continentes que existem atualmente.