Pinhal Total promove Rota do Callum

Por Município de Oleiros em 02 de Abril de 2014

Pinhal Total promove Rota do Callum

Depois da realização de várias Rotas anuais (dos Açudes, das Capelas, das Alminhas, “Todos com a Floresta”, do Cabrito e das Fontes), a associação oleirense Pinhal Total leva a efeito no próximo dia 13 de abril, com inicio pelas 9H00, junto ao Jardim Municipal de Oleiros, a sétima edição do seu ciclo de passeios pedestres. Este ano com o título “Rota do Callum”, em alusão às comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, o evento articula-se ainda com o tema em destaque na sexta edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, a qual coloca em destaque o vinho histórico oleirense e ocorre um dia depois da realização das Jornadas do Vinho Callum, a ter lugar no sábado à tarde, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros.

Recorde-se que esta é uma especialidade proveniente de uma casta autóctone do concelho que se dá junto às linhas de água, normalmente trepando por tutores vivos, facto pelo qual terá resistido à Filoxera. A origem desta casta perdeu-se no tempo, porém, referências documentais da Ordem de Malta a "altas" videiras em salgueiros e amieiros e não em latadas nem vinhas, como era comum, poderão indiciar e existência de videiras “caluas” neste território, pelo menos, desde o fim do século XVI. Esta é uma casta que aparece também referenciada na lista das castas de videiras portuguesas, publicada em maio de 1889 pelos então Serviços Ampelographicos e Enológicos da Direcção Geral de Agricultura.

Os interessados em participar na Rota do Callum poderão inscrever-se presencialmente na sede da associação, nas Piscinas Municipais e no Centro de Saúde de Oleiros, telefonicamente através do número 969044123 ou no website www.pinhaltotal.com.