14819034

Começaram os preparativos para o I Congresso Nacional de Turismo Rural de Oleiros

Por Município de Oleiros em 16 de Maio de 2014

Arrancaram ontem, dia 15 de maio, os Encontros Regionais de Turismo Rural que vão realizar-se como suporte à realização do I Congresso de Turismo Rural que irá decorrer nos dias 20 e 21 de junho, no Hotel Santa Margarida, em Oleiros. Estes encontros têm como objetivo analisar os desafios e os constrangimentos de natureza regional. Assim, o primeiro realizou-se no passado dia 15 de maio (pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte) e o próximo será no dia 22 de maio (pela Entidade Regional de Turismo do Algarve).

Recorde-se que este primeiro congresso nacional tem como tema “Turismo, Território e Património” e é promovido pela Federação Portuguesa de Turismo Rural, a Naturtejo E. I. M., a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e o Município de Oleiros.

Segundo os promotores do evento, “os resultados globalmente conseguidos em 2013, com particular preponderância para os territórios Porto, Lisboa e Algarve, deverão agora assumir um objetivo e desígnio nacional, no sentido da sua extensão aos territórios de baixa densidade, afirmando-se pelas suas valias diferenciadoras e contribuindo para uma melhor coesão e sustentabilidade, tanto dos territórios como do setor”.

O grande objetivo desta iniciativa centra-se na definição das “políticas e estratégias de afirmação de um setor que, segundo a OMT apresenta sinais de crescimento a um ritmo de 6% ao ano”. Segundo a organização, “a sustentabilidade do segmento “Sol e Mar” que tem estado na base da nossa promoção externa, precisa de desenvolvimento complementar de outros segmentos como forma de garantir a sua sustentabilidade. Por outro lado, o Turismo Rural pode ser o motor para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, contribuindo para combater a desertificação e o abandono e através dos seus efeitos multiplicadores, fomentar o desenvolvimento de pequenas economias”.

Portugal desenvolveu nas últimas décadas um significativo investimento em estruturas turísticas em ambiente rural que agora é preciso consolidar, através de políticas de investimento em promoção externa que garantam um significativo aumento da procura, como forma de contrariar a forte sazonalidade do setor pela atual dependência que tem face ao mercado interno.

É fundamental “encontrar as formas de organização que contribuam de forma construtiva, inclusiva e abrangente para desbravar os caminhos que possam contribuir para que Portugal esteja no pelotão da frente, no que respeita ao desenvolvimento esperado deste setor no contexto do Turismo Nacional”.