Comunidade Oleirense faz saudação de despedida ao Cónego Martinho

Por Município de Oleiros em 16 de Setembro de 2014

Numa iniciativa da comunidade Oleirense, realizou-se no passado dia 14 de setembro, em Oleiros, uma saudação de despedida ao Reverendo Cónego Martinho Cardoso Pereira. Ao serviço da Paróquia de Oleiros desde o dia 12 de outubro de 1980, este veio posteriormente a assumir as Paróquias de Mosteiro e Isna. O emotivo acontecimento reuniu cerca de 200 paroquianos que não quiseram deixar de se despedir, de uma forma expressiva, daquele que foi até ao passado mês de julho o seu pároco. Como lembrança, os presentes ofereceram-lhe uma imagem de Nossa Senhora da Conceição – padroeira de Oleiros.

Na ocasião houve espaço para alguns discursos. O primeiro foi proferido por Isabel de Jesus, em representação da comunidade paroquial, a qual relembrou a influência do Cónego Martinho na vida dos Oleirenses, assim como algumas das passagens bíblicas de referência para o sacerdote. De seguida, tomou da palavra José Santos Marques, presidente da Câmara Municipal durante 28 dos 34 anos em que o homenageado esteve ao serviço da paróquia, tendo realçado as qualidades humanas e a obra deixada pelo Cónego Martinho. Por último, Fernando Jorge, atual presidente da Câmara, enalteceu o seu trabalho em prol da conservação do património histórico religioso e aproveitou o momento para oferecer uma lembrança – um relógio de bolso -, em nome do Município e dos Oleirenses.

No uso da palavra e de uma forma emotiva, o Cónego Martinho agradeceu o gesto de todos e evocou Nossa Senhora da Conceição, referindo que não se passava um dia sem que Lhe rezasse e pedisse por toda aquela comunidade que traz no coração. O sacerdote referiu ainda todos os grupos com os quais trabalhou, assim como a oportunidade que teve de exercer outra das suas vocações: o ensino. Recorde-se que a 18 de julho de 2000 havia sido celebrado naquela vila o jubileu sacerdotal deste pároco.