Quintais do Pinhal mostram-se na capital

Por Município de Oleiros em 16 de Setembro de 2014

Os Quintais nas Praças do Pinhal, iniciativa da Pinhal Maior, em colaboração com os municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, estiveram presentes no passado sábado, dia 13 de setembro, em Lisboa, no Largo do Intendente, onde futuramente irá funcionar a Loja do Intendente – produtos e territórios. A ação inseriu-se no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre a Câmara Municipal de Lisboa e seis Associações de Desenvolvimento Local, entre elas a Pinhal Maior, o qual visa a criação de uma loja no Largo do Intendente e a dinamização do espaço envolvente.

O evento revelou-se um sucesso e os 20 expositores cumpriram a sua missão de uma forma exemplar, dando a conhecer de uma forma bastante apreciada por quem visitava o espaço alguns dos produtos gerados no Pinhal, desde os géneros agrícolas, ao fumeiro, ao queijo, às aguardentes e compotas, ao azeite, ao mel ou à doçaria tradicional. Só de Oleiros, marcaram presença 5 produtores.

Entre as 10 e as 18 h a afluência de público foi constante, num acontecimento que veio animar um dos renovados Largos de Lisboa. Durante o dia houve momentos de animação musical levados a cabo por grupos representativos dos cinco concelhos em destaque. No caso de Oleiros, não faltou música popular executada pelo acordéon de Rui Gaio.