Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

14237580

Visitantes

Notícias

Todo o Pinhal reunido em Oleiros

Por Município de Oleiros em 22 de Setembro de 2014

Todo o Pinhal reunido em Oleiros

Realizou-se no passado dia 19 de setembro (sexta-feira), no auditório da Sociedade Filarmónica Oleirense, a I Conferência do Pinhal, organizada pelo Município de Oleiros e pelo Jornal do Fundão. A iniciativa mobilizou a participação de quase 200 pessoas - na sua maioria profissionais ligados ao setor florestal - e contou com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e das Aldeias do Xisto e com o apoio dos Municípios de Castanheira de Pêra, Fundão, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Proença-a-Nova e Sertã.

Com um painel de excelência, este foi um acontecimento que se manteve com elevados patamares de interesse do início ao fim, tendo reunido todo o Pinhal em Oleiros. Neste acontecimento intervieram autarcas da região, investigadores e representantes de diversas entidades públicas e privadas.

A abrir a sessão estiveram Vasco Pinto Leite (Diretor do Jornal do Fundão), Fernando Jorge (Presidente da Câmara Municipal de Oleiros), Paulo Fernandes (Presidente das Aldeias do Xisto) e Filipe Ravara (Diretor do Centro de Agro Negócios da Caixa Geral de Depósitos).

Na ocasião foram abordados painéis relacionados com o estímulo do Estado aos produtores florestais ou a valorização das potencialidades da floresta e como oradores, marcaram presença e por ordem das apresentações: 1.º painel - Amândio Torres (ICNF), Ricardo Torres (Grupo Oryzon Energia) e Jorge Paiva (Univ. Coimbra) e 2.º painel - Gonçalo Alves (Consultor privado do setor da madeira), Susana Carneiro (Centro Pinus/Portucel Viana) e Octávio Ferreira (ICNF).

Recorde-se que a conferência teve lugar no coração da região do Pinhal, na qual se situa a maior mancha de pinho bravo da Europa e teve o mérito de reunir vários municípios para juntos debaterem os problemas e as potencialidades da floresta – ativo da maior importância para os concelhos envolvidos. Nesse sentido, a moderar os dois painéis estiveram José Brito Dias e João Paulo Catarino, Presidentes das Câmaras Municipais de Pampilhosa da Serra e Proença-a-Nova. A sessão foi encerrada por João Pinho, Vice-presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Floresta (ICNF).

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt