Cristo-Rei inaugurado no passado sábado

Por Município de Oleiros em 12 de Novembro de 2014

Cristo-Rei inaugurado no passado sábado

O Santuário do Cristo-Rei, situado no Alto das Sesmarias, em Oleiros, foi inaugurado no passado sábado, dia 8 de novembro, por Sua Exa. Revm.ª, o Sr. Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias. O ex-libris daquele santuário é uma estátua de granito com 5 m de altura, da autoria do mestre Américo Viage Lima, a qual, segundo o seu autor, é uma síntese idealizada entre o Cristo Rei de Almada, na margem Sul do Tejo, e o Corcovado, do Rio de Janeiro”. Segundo o responsável pela Paróquia na altura da construção daquele monumento, Cónego Martinho Cardoso Pereira, este “pretende marcar um momento importante da história da terra e do povo do concelho, como foi a entrada no segundo milénio”. A obra, da responsabilidade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Oleiros, contou com um importante apoio logístico, material e financeiro por parte da autarquia local.

O monumento está virado para a vila e é ainda composto por uma capela situada na base da estátua, uma praça central murada, um edifício de apoio, um parque de merendas, um miradouro com vista panorâmica sobre a vila de Oleiros e um parque de estacionamento. Perspetiva-se agora realização de uma romaria anual até ao Santuário, seguida de celebração eucarística.