Pinhal Total promove Rota das Sesmarias

Por Município de Oleiros em 13 de Março de 2015

Pinhal Total promove Rota das Sesmarias

Depois da realização de várias Rotas anuais (dos Açudes, das Capelas, das Alminhas, “Todos com a Floresta”, do Cabrito, das Fontes e do Callum), a associação Pinhal Total Oleiros Aventura leva a efeito no próximo dia 29 de março, com início pelas 9H00, junto ao Jardim Municipal de Oleiros, a oitava edição do seu ciclo de passeios pedestres, os quais habitualmente se integram no âmbito do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho que decorre nesse e no fim-de-semana da Páscoa em 9 restaurantes aderentes no concelho de Oleiros.

Este ano com o título “Rota das Sesmarias”, a iniciativa insere-se nas comemorações do Ano Internacional da Luz e enquadra-se na inauguração do Trilho Internacional dos Apalaches português. Por esse motivo e em articulação com o evento, o passeio contempla a visita às gravuras rupestres de Oleiros, as quais sugerem uma presença humana antiga (pela passagem e marcação do território), a partir do Neolítico.

No mesmo dia, pelas 15H, no Jardim Municipal, aquele período histórico volta a estar em evidência com a representação a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte. “Na pegada do recolector nómada, sugere-se o rasto até à sua fixação sedentária, aprendendo com ele a petiscar pedras no crepitar da fagulha, a secar peles, a fazer anzóis com ossos, a domesticar animais, a descobrir os segredos da agricultura. A resistência aos vizinhos e invasores, argamassando coragens onde o bom senso manda recuar e a recriação do espírito castrejo, desabrochando de novo em flor montesinha, agreste e rijamente firme no seu posto altaneiro”.

É assim que no dia 29, após uma dura jornada, “a população de um povoado, vencida pelos seus inimigos e forçada a sair das suas terras, passa em migração pelo Jardim Municipal, carregando todos os seus pertences consigo e passando pelas várias privações do exílio”.

Os interessados em participar no passeio pedestre Rota das Sesmarias poderão inscrever-se em ww.pinhaltotal.com.