Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

15283800

Visitantes

Notícias

Ministro do Ambiente visitou Maciço do Cabeço Rainha

Por Município de Oleiros em 17 de Julho de 2015

Ministro do Ambiente visitou Maciço do Cabeço Rainha

No dia 16 de julho, Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, no âmbito da sua visita a Oleiros, esteve no Maciço do Cabeço Rainha. Neste local foi constatada a sua aptidão para a implementação de uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF), numa lógica de desenvolvimento sustentável e de valorização económica, social e ambiental daquele espaço. Esta seria conseguida através da produção de material lenhoso de qualidade, da gestão da regeneração natural para produção de biomassa, ou mesmo do fomento da atividade silvopastoril, entre outros. 

Recorde-se que esta zona possui uma área florestal plantada de pseudotsugas e pinheiros larícios (os chamados “pinheiros do Balsemão”) e alguma regeneração natural de pinho bravo, vegetação ripícola, seculares castanheiros, para além de outras espécies.

Na ocasião, o governante ficou também bastante sensibilizado com o trabalho fitossanitário que tem sido feito ao nível da erradicação da Doença do Nemátodo do Pinheiro , a qual é encarada como uma ameaça ao nível dos incêndios florestais. Esta luta abraça agora uma nova etapa, num trabalho conjunto entre a autarquia e o ICNF no âmbito da monitorização da doença.

Nas imediações do parque eólico do Cabeço Rainha, para além do destaque dado às energias renováveis, foram ainda verificadas as várias potencialidades deste concelho. O governante realçou a identidade paisagística do local, tendo ficado encantado com o que viu. Com o mote "Oleiros: Floresta de Oportunidades", esta foi uma visita marcante para o território.
 
 

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2020 - Desenvolvido por citricweb.pt