Sessão de esclarecimento sobre incentivos florestais

Por Município de Oleiros em 17 de Novembro de 2015

Sessão de esclarecimento sobre incentivos florestais

No próximo dia 25 de novembro, o Gabinete de Apoio ao Investidor da Câmara Municipal de Oleiros vai realizar uma sessão de esclarecimento sobre incentivos florestais. Esta sessão destina-se ao público em geral e acontece na Casa da Cultura pelas 10 horas. Neste dia estarão presentes o Eng. Rui Neto do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e o Eng. António Caiado do DRAPC (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro).

Os Apoios à Floresta previstos no Plano de Desenvolvimento Rural para o período 2014-2020 (PDR2020) contemplam reais oportunidades de financiamento para os investimentos na manutenção, instalação e organização das explorações florestais.

Pretende-se, com esta sessão, explorar os principais mecanismos de incentivo disponíveis para este setor de atividade, mas também, elucidar os proprietários florestais acerca das condições de acesso a estes incentivos e as obrigações a que poderão ficar sujeitos. Dentro destes apoios estão contempladas medidas como a "Melhoria da Resiliência e do Valor ambiental das florestas" assim como a  "Melhoria do valor económico das Florestas".

De relembrar ainda que o novo quadro comunitário onde se enquadram estas medidas prevê comparticipações superiores aos últimos avisos do PRODER (Quadro Comunitário anterior), quer na vertente de instalação de povoamentos (plantações), quer no seu melhoramento (limpezas, seleção, adensamento, entre outros).