Concelho de Oleiros

REDUZIDO

4.ª feira (22 de Setembro)

Prestação de Contas de 2015 aprovada por unanimidade

Por Município de Oleiros em 10 de Maio de 2016

Prestação de Contas de 2015 aprovada por unanimidade

A Assembleia Municipal de Oleiros aprovou por unanimidade, no passado dia 29 de abril, a Prestação de Contas 2015 e o Relatório de Atividades apresentados pela Câmara Municipal, após deliberação, também por unanimidade, em reunião de executivo, realizada a 22 do mesmo mês. O documento é marcado por um grau de execução financeira da receita de 98% e por um aumento da receita arrecadada.

Este instrumento de gestão revela ainda que a despesa municipal (com um grau de execução de 81%) acompanhou o comportamento da receita, totalizando 9.663.907,79 € face aos 11.783.127,85 € recebidos, o que permitiu obter um saldo positivo para a gerência de 2016, no valor de 2.119.220,06 €.

Com uma conjuntura financeira desfavorável, marcada por sucessivas reduções das receitas municipais, quer pela via da diminuição das transferências do Orçamento de Estado, quer pela capacidade de gerar receitas próprias, o documento apresenta-se como um instrumento equilibrado, realista e rigoroso, fruto de uma contínua política de gestão adaptada à melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população concelhia.

Apesar destes constrangimentos, o Município tem vindo a abdicar do IRS a favor dos munícipes e da derrama a favor das empresas, bem como das taxas dos resíduos sólidos e urbanos. Do mesmo modo, manteve as taxas mais baixas do país, reforçou os apoios sociais, garantiu o mesmo nível de apoio financeiro às freguesias e canalizou todas as energias do investimento municipal de forma a dar resposta às ações de proximidade.