Viagem ao séc.XIV já começou

Por Município de Oleiros em 01 de Junho de 2016

Viagem ao séc.XIV já começou

Já começaram os preparativos para o Mercado Medieval que se realiza na próxima sexta, sábado e domingo e para os Quintais nas Praças do Pinhal, que acontecem pela primeira vez na Praça da República no domingo.

O centro histórico da Vila de Oleiros já começa a assemelhar-se ao século XIV, onde D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, marcará presença a partir de sexta-feira. Do programa fazem parte Jogos Medievais, espetáculos de malabares de fogo, cortejos, torneios d'Armas a Cavalo entre muitas outras atividades a não perder. No adro da Igreja Matriz, existirá ainda a "Taverna do Padre", com comeres e sabores de antigamente. Em redor da Igreja estarão dezenas de mercadores trajados a rigor com produtos variados, reproduzindo um verdadeiro Mercado de outros tempos.

Os inscritos poderão ainda candidatar-se a prémios no desfile que elegerá o melhor traje medieval. Para os comerciantes da vila com as melhores montras decoradas à época, existem também prémios.

No domingo, em simultâneo com o Mercado Medieval, acontecem Os Quintais nas Praças do Pinhal, evento que habitualmente decorre no Mercado Municipal. Os Quintais de Oleiros regressam então à praça onde antigamente se reuniam os mercadores. Aqui poderá encontrar produtos frescos como legumes e fruta da época, como as cerejas, passando pelo queijo, mel, compotas, pão, ervas aromáticas, chás e outros produtos regionais vindos diretamente dos quintais dos produtores.

Consulte o programa aqui