Aprovada candidatura para elaboração de Cadastro das Infraestruturas dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais

Por Município de Oleiros em 06 de Outubro de 2016

No âmbito do aviso-convite do POSEUR no domínio do Ciclo Urbano da Água, foi aprovada a candidatura do Município de Oleiros  destinada à elaboração de cadastro das infraestruturas existentes de abastecimento de água (AA) e de saneamento das águas residuais (SAR) em baixa no Município de Oleiros. Esta operação contempla o valor elegível de 198.497,70€, financiado a 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

No final desta operação, o Município de Oleiros estará dotado do cadastro sobre a totalidade das infraestruturas existentes de AA e SAR, como redes de abastecimento e saneamento, ramais, condutas, captações, reservatórios, ETARs e outros elementos integrados numa plataforma WEBSIG. Esta plataforma possibilita a gestão das redes, nomeadamente ao nível dos processos de manutenção, reabilitação, planeamento, atualização dados entre outras funcionalidades.

A produção e gestão de conhecimento (cadastro) sobre as redes e implementação de instrumentos são fundamentais e críticos para a capacitação do Município no planeamento, operação, monitorização e gestão de sistemas de AA e de SAR. Esta operação irá contribuir para a melhor cobertura e funcionamento dos sistemas, de forma a assegurar a qualidade do serviço e da água e também uma otimização dos custos de funcionamento e respetivos custos ambientais.