Candidatura aprovada para Reforço do Sistema de Apoio à Decisão

Por Município de Oleiros em 08 de Março de 2017

Candidatura aprovada para Reforço do Sistema de Apoio à Decisão

Foi aprovada a candidatura relativa ao "Reforço do Sistema de Vigilância e Apoio à Decisão Operacional na área territorial da CIMBB". No que diz respeito ao concelho de Oleiros, foi feito um investimento total de 143.603,08€ agora financiado a 66,29%. Este valor engloba quatro sistemas de apoio à decisão que já foram instalados em 2015 e 2016 e que estão em pleno funcionamento, permitindo a cobertura de mais de 85% do concelho.

O Sistema de Apoio à Decisão na defesa da floresta contra incêndios é uma ferramenta que serve precisamente de apoio à decisão sendo considerada de extrema relevância nas ações de deteção, validação, caracterização e monitorização remota de incêndios florestais. As quatro câmaras de vigilância existentes encontram-se no Cabeço Rainho, no posto de vigia de Álvaro, na Ameixoeira (Estreito/Vilar Barroco) e em Zibreiro (Orvalho).

Em julho de 2016, altura de instalação das câmaras mais recentes, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Oleiros reconhecia que “este sistema é uma ajuda de extrema importância, que complementa os restantes métodos de reconhecimento e avaliação já existentes, sempre que haja necessidade de socorrer bens e/ou pessoas em qualquer tipo de ocorrência.” Luís Antunes acrescentou ainda que, “estas imagens que são transmitidas em tempo real, visam assim uma deteção precoce, de modo a sustentar bem a decisão que tomamos no reconhecimento de cada ocorrência, nomeadamente numa mobilização de meios em ataque inicial, mais musculada e assim tentar resolver o problema mais rápida e eficazmente”, tanto ao nível do Comando Distrital de Operações de Socorro, como do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros Voluntários de Oleiros.