Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

14252919

Visitantes

Notícias

Requalificação da Capela de Santa Margarida inaugurada este domingo

Por Município de Oleiros em 18 de Julho de 2017

Requalificação da Capela de Santa Margarida inaugurada este domingo

No próximo dia 23 de julho, domingo, pelas 17h30, vai ser inaugurada a obra de requalificação da Capela de Santa Margarida, uma intervenção promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Oleiros, com o custo de 95.875,33 euros e que contou com a comparticipação do Município de Oleiros e da Associação de Festas de Santa Margarida. Naquele dia, pelas 18h00, haverá missa na capela, seguindo-se a procissão para a Igreja Matriz. Pelas 19h30, no recinto de festas, realizar-se-á um lanche convívio para toda a população.

Recorde-se que este templo religioso pertencia à Ordem de Malta, estando incluído no Casal de Santa Margarida. Dele existem registos datados do séc. XVI e na altura situava-se noutro local, perto da Portela, em Oleiros. Reza a lenda que por altura das Invasões Francesas, os invasores fizeram desta ermida armazém de pólvora. Quando se foram embora, fizeram explodir a capela, indo a imagem da Santa ter às várzeas da Ribeira de Oleiros, mais precisamente ao local hoje designado por Horta da Santa, facto que tem enriquecido o lendário popular.

O templo foi então reedificado na segunda metade do séc. XIX, no local onde hoje se encontra. Como ermida campestre que era naquela altura, nem sempre os cuidados com ela foram regulares, de modo que no princípio do séc. XX foi alvo de obras de requalificação, fruto de uma angariação pública de fundos.
 

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt