Rota do Linho liga Orvalho ao Estreito

Por Município de Oleiros em 19 de Abril de 2018

Rota do Linho liga Orvalho ao Estreito

Integrada na Iniciativa 1 Rota de Visitas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural, o Município de Oleiros e as Juntas de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco e Orvalho propõem a realização da Rota do Linho, agendada para o dia 12 de maio. Pretende-se assim demonstrar a cultura, história e costumes do território de uma forma contemplativa e interativa, ligando-o através da temática do linho.

Com início marcado para as 10:00h, no Largo N. Sra. de Fátima, no Orvalho, os participantes podem assistir à recriação do ciclo do linho pelo Rancho Folclórico das Aranhas e visitar a exposição de pintura "A Balada do Linho", da autoria de Augusto de Matos". A iniciativa contempla ainda a visita a duas oficinas de tecelagem, um almoço abrilhantado com a atuação do Grupo de Danças e Cantares Etnográficos do GAIO (Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho) e transporte do Orvalho para o Estreito, onde culminará a atividade. Assim, pelas 16:00h, no Adro daquela Igreja Matriz, terá lugar o "Bailado do Linho" pela Companhia Kayser Ballet.

Recorde-se que o projeto Beira Baixa Cultural é promovido por esta Comunidade Intermunicipal e Municípios que a integram, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020. Os interessados em participar deverão inscrever-se até ao 4 de maio, na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).