Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

14216989

Visitantes

Notícias

Federação Portuguesa de Futebol financiou a reconstrução de duas casas destruídas pelos incêndios de outubro de 2017

Por Município de Oleiros em 01 de Junho de 2018

Federação Portuguesa de Futebol financiou a reconstrução de duas casas destruídas pelos incêndios de outubro de 2017

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, visitou o concelho de Oleiros, no passado dia 29 de maio com o intuito de proceder à entrega das chaves das casas reabilitadas pela Federação. Este apoio surge no sentido da campanha de angariação de fundos "Tudo por Portugal", dinamizada pela FPF, cujo dinheiro foi aplicado na reconstrução de doze casas de primeira habitação nas zonas mais afetadas pelos incêndios de 2017, sendo duas delas localizadas no concelho de Oleiros.


Depois da cerimónia oficial de entrega das chaves no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a comitiva, da qual faziam parte o Presidente da FPF e restantes elementos; o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros e o Presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB); seguiram para uma das casas reabilitadas, na freguesia de Madeirã.


A nova casa, pronta a habitar, foi visitada em ambiente de emoção e de agradecimento. "Sem palavras para descrever este dia, mas muito feliz", António Lopes pode agora regressar à sua terra e à sua casa. Em declarações à FPF 360 Televisão, Fernando Gomes, frisou que o dia 29 de maio, dia de entrega das chaves das novas casas, é um dia de renovação de memórias, estas que pretendem substituir ou pelo menos minimizar a dor das memórias dos trágicos incêndios de outubro de 2017. Na sua opinião "o facto de partilharem o momento de dor que tiveram, no espaço onde o tiveram, também faz parte da nossa forma de estar e de poder contribuir para que renasçam das cinzas (...) e dar um pouco de alento".



O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Dr. Fernando Jorge, deixou vincado um grande agradecimento à FPF "que trouxe uma alegria e um sorriso a estas gentes". De realçar também que "estas casas que a Federação apoiou não teriam a comparticipação de outros fundos, e por isso se não fosse a solidariedade de instituições como esta, a vida tornava-se muito mais difícil". Para Manuel Candeias , Presidente da AFCB ficou claro que "o futebol não é só multidões e milhões, é também amizade e solidariedade".


As famílias apoiadas foram identificadas pelas autarquias locais, e posteriormente selecionadas pela Federação, com a condição de as casas destruídas serem de primeira habitação e sem seguro, de modo que não poderiam ser alvo de apoio governamental para a sua reconstrução. No total, foram aplicados 721.941,79 euros, montante proveniente das receitas de bilheteira dos jogos particulares com os Estados Unidos e Arábia Saudita e através das linhas telefónicas do call center solidário instalado na Cidade do Futebol, bem como dos donativos feitos diretamente à FPF.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt