Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

14252930

Visitantes

Notícias

Ordenação episcopal de D. Armando Esteves Domingues, natural de Oleiros

Por Município de Oleiros em 17 de Dezembro de 2018

Ordenação episcopal de D. Armando Esteves Domingues, natural de Oleiros

Realizou-se no passado domingo, dia 16 de dezembro, na Sé de Viseu, a ordenação episcopal de D. Armando Esteves Domingues, até então vigário-geral da Diocese de Viseu e agora Bispo Auxiliar da Diocese do Porto. Nomeado pelo Papa Francisco no passado dia 27 de outubro, D. Armando é natural do lugar de Cocharro, nas imediações da Vila de Oleiros, sendo o oitavo de onze irmãos e tio de 17 sobrinhos e de 18 sobrinhos netos. Numa cerimónia bastante sublime, onde não faltaram referências à sua terra Natal, muitos foram os conterrâneos que o acompanharam naquele que será sempre um marco para a História de Oleiros.

Ordenado sacerdote a 25 de novembro de 1981, D. Armando Domingues conta com formação em áreas como a pastoral juvenil, a espiritualidade e a pastoral familiar, com especial incidência na preparação de noivos para o matrimónio. Entre o seu percurso pastoral sobressai o seu empenho na área socio caritativa, com a dinamização ao longo dos anos de várias iniciativas ligadas à inclusão social, ao combate ao desemprego, à recuperação de dependências e à habitação. Numa das regiões por onde passou, Nossa Senhora do Viso, contribuiu para a constituição desta comunidade como paróquia e para a construção de novas estruturas, entre as quais um novo centro social e uma nova igreja.

O seu currículo inclui também a colaboração com vários movimentos e organismos católicos, desde os Escuteiros aos Educadores Católicos, passando pelos Cursilhos de Cristandade. Ainda inclui um tempo de trabalho como professor no Seminário Maior de Viseu, onde ajudou a formar várias vocações sacerdotais, e um período de missão junto das Forças Armadas e de Segurança, como capelão da Força Aérea Portuguesa.

Com esta ordenação, este será o terceiro bispo natural de Oleiros, juntando-se a D. Jorge Themudo e a D. João Maria Pimentel, Bispo de Angra, autor da monografia Memórias da Villa de Oleiros e do seu concelho. Já como Bispo, D. Armando visitará a sua terra natal, no próximo dia 6 de janeiro, onde pelas 15:00h, na Igreja Matriz de Oleiros, terá lugar uma bênção episcopal e uma celebração eucarística em ação de graças pelo seu aniversário sacerdotal. Enquadrado naquela ocasião, haverá um Concerto de Reis que abrilhantará o momento.

 

Veja mais informações aqui. 

Veja a cerimónia aqui.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt