Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

14818774

Visitantes

Notícias

Festival de Música do Pinhal continua este fim de semana

Por Município de Oleiros em 30 de Abril de 2019

Festival de Música do Pinhal continua este fim de semana

O Festival de Música do Pinhal (FMP) arrancou no passado sábado, pelas 15:00h, na Igreja Matriz de Oleiros. O concerto pelo Quarteto de Cordas (de Arco), contou com a presença do Maestro Luís Cipriano, o qual fez questão de estar no primeiro de vários acontecimentos inseridos neste Festival. Após o concerto, o consagrado maestro partiu para Itália, onde integra o júri do Venezia in Musica International Choir Festival & Competition, juntamente com Rohan de Lanerolle do Sri Lanka e Battista Pradal de Itália. Neste primeiro concerto onde também esteve presente o Vereador da Cultura, Paulo Urbano, foi mais uma vez destacada a forte aposta na descentralização cultural através da parceria do Município com a Associação Cultural da Beira Interior. O Vereador frisou ainda que estes concertos constituem verdadeiras oportunidades, uma vez que é normalmente nas grandes cidades que se ouvem músicos desta qualidade. No domingo, teve lugar na Igreja Matriz de Sobral, o concerto do Quarteto de Cordas "String Quartet" que contou com uma plateia especial. A Academia de Música de Coimbra realizou a IV Viagem Com Vida, constituída pelos alunos do programa Academia Com Vida, que passaram pelo Sobral de forma a ter hipótese de presenciar este momento musical. 

O Festival continua já esta sexta-feira, dia 3 de Maio, com uma Masterclass de Trompete lecionada pelo trompetista Filipe Coelho e que se destina a jovens de escolas e bandas locais. Dia 4 de Maio pelas 21 horas, na Igreja Matriz de Estreito será a vez dos Almost6 (sexteto de trompete) e no dia seguinte Ensemble de Sopros na Igreja Matriz de Cambas (16 horas). O FMP tem continuidade no dia 10, em que durante o dia haverá um workshop de Percussão do projeto Zéthoven para crianças do 2º ciclo e nessa mesma noite no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, um concerto também dedicado à percussão a cargo dos Merak Trio. No dia seguinte pelas 21 horas na Igreja Matriz de Orvalho será o encerramento com o Coro Misto da Beira Interior com o programa “La Renaissance”. Esta edição, e pela formação dos próprios grupos, será também uma viagem pela história da música com obras que vão desde o séc. XV ao séc. XXI tendo no concerto do Coro Misto as obras mais antigas e em contraste no concerto dos Merak Trio as obras mais contemporâneas.

O evento insere-se no âmbito do Festival das Artes da Beira Baixa, uma iniciativa enquadrada no projeto Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020. Com a sua realização, pretende-se promover a Cultura e valorizar a Música, através de um conjunto de atividades tendentes à sua qualificação e divulgação.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2020 - Desenvolvido por citricweb.pt