Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

14443206

Visitantes

Notícias

Ciclo de sessões pedagógicas de teatro volta ao palco

Por Município de Oleiros em 14 de Janeiro de 2020

Ciclo de sessões pedagógicas de teatro volta ao palco

A segunda sessão de teatro promovida pelo Município de Oleiros, ao longo do ano letivo 2019/20, no âmbito de um ciclo de sessões pedagógicas, sobe ao palco no dia 1 de fevereiro (sábado), pelas 21 horas, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros. Com a chancela da Companhia de Teatro Atrapalharte, a peça "A farsa de Inês Pereira" baseia-se na obra com o mesmo título, da autoria de Gil Vicente, a qual integra o Plano Nacional de Leitura, sendo recomendada ao 10.º ano do Ensino Secundário como sugestão de leitura. Com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade, a iniciativa tem sido um sucesso, registando uma afluência crescente de público e uma notável fidelização de espetadores.

A obra, encenada pela primeira vez em 1523, apresenta um enredo capaz de envolver o espectador até hoje. O ponto de partida para a escrita foi um desafio lançado ao escritor, já que questionavam a autoria das suas obras. Propuseram-lhe que criasse um enredo a partir do mote “Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube”, ditado popular da época. É considerada a peça mais bem-acabada de Gil Vicente, incorporando na sua estrutura a simetria existente entre os dois termos dessa comparação: o asno e o cavalo. A farsa é também entendida como a peça mais divertida e humanista de Gil Vicente, pelo facto de a protagonista trair o marido e não receber nenhuma punição ou censura por isso, diferentemente das personagens de “O Auto da Barca do Inferno” ou de outras obras que este já havia escrito como o “O Velho da Horta”.

Recorde-se que ao longo do ano estão previstas seis sessões (quatro em auditório e duas no verão, no Jardim Municipal, integrando a programação Jardim ConVida), estando a próxima exibição indoor agendada para o dia 18 de abril.
 

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2020 - Desenvolvido por citricweb.pt