Ciclo de sessões pedagógicas de teatro volta ao palco

Por Município de Oleiros em 14 de Janeiro de 2020

Ciclo de sessões pedagógicas de teatro volta ao palco

A segunda sessão de teatro promovida pelo Município de Oleiros, ao longo do ano letivo 2019/20, no âmbito de um ciclo de sessões pedagógicas, sobe ao palco no dia 1 de fevereiro (sábado), pelas 21 horas, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros. Com a chancela da Companhia de Teatro Atrapalharte, a peça "A farsa de Inês Pereira" baseia-se na obra com o mesmo título, da autoria de Gil Vicente, a qual integra o Plano Nacional de Leitura, sendo recomendada ao 10.º ano do Ensino Secundário como sugestão de leitura. Com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade, a iniciativa tem sido um sucesso, registando uma afluência crescente de público e uma notável fidelização de espetadores.

A obra, encenada pela primeira vez em 1523, apresenta um enredo capaz de envolver o espectador até hoje. O ponto de partida para a escrita foi um desafio lançado ao escritor, já que questionavam a autoria das suas obras. Propuseram-lhe que criasse um enredo a partir do mote “Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube”, ditado popular da época. É considerada a peça mais bem-acabada de Gil Vicente, incorporando na sua estrutura a simetria existente entre os dois termos dessa comparação: o asno e o cavalo. A farsa é também entendida como a peça mais divertida e humanista de Gil Vicente, pelo facto de a protagonista trair o marido e não receber nenhuma punição ou censura por isso, diferentemente das personagens de “O Auto da Barca do Inferno” ou de outras obras que este já havia escrito como o “O Velho da Horta”.

Recorde-se que ao longo do ano estão previstas seis sessões (quatro em auditório e duas no verão, no Jardim Municipal, integrando a programação Jardim ConVida), estando a próxima exibição indoor agendada para o dia 18 de abril.