Novos reservatórios de água no Concelho de Oleiros

Por Município de Oleiros em 09 de Junho de 2020

Novos reservatórios de água no Concelho de Oleiros

O Executivo Municipal tem visitado o decorrer da construção de seis reservatórios de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Já concluídos estão os reservatórios do Mosteiro (786m3) e de Sarnadas de S. Simão (475m3). Em construção encontram-se os reservatórios de Reboucinhas – Cambas -  (475m3), Cava – Madeirã - (475m3) e Casal Novo – Oleiros-Amieira (786m3). O reservatório destinado ao Casalinho/Milrico – Oleiros Amieira (786m3) encontra-se em processo de desmatação.

O Presidente da Câmara de Oleiros, Dr. Fernando Jorge, relembra a este respeito que: “Os incêndios florestais são uma praga que ano após ano atinge as nossas florestas e matas. Os bombeiros e outros profissionais que lutam contra os incêndios têm uma tarefa hercúlea neste combate.

Sabendo-se que mais de oitenta por cento dos fogos têm origem humana, intencional ou por negligência, a melhor maneira de diminuir esta calamidade passa pela consciencialização social e pelo civismo das populações.

Até que isso aconteça, para nós no Município de Oleiros os incêndios são uma preocupação constante, daí as diversas intervenções que se têm feito ao longo dos anos na defesa da floresta.

Este ano entre outras ações construímos e estamos a construir seis depósitos de armazenamento de água para abastecimento de meios terrestres e de alguns meios aéreos. Estes novos reservatórios têm uma capacidade superior a três mil e setecentos metros cúbicos e estão instalados nas freguesias de Mosteiro, Cambas, Sarnadas de S. Simão, Madeirã e dois em Oleiros.

Desta forma trabalhamos para tentar reduzir a dimensão dos incêndios e minimizar as consequências quando eles existirem. Os reservatórios de água agora construídos, bem como os já existentes e os pontos de água das nossas charcas, ribeiras e rios vão  ser certamente  uma ajuda preciosa para os Bombeiros e para as nossas gentes.”