Ciclo de percursos pedestres das Aldeias de Xisto arrancou em Álvaro

Por Município de Oleiros em 26 de Abril de 2010

No passado Domingo, dia 25 de Abril, a Aldeia do Xisto de Álvaro foi o ponto de partida de um ciclo de percursos pedestres que até Outubro pretendem reavivar a Rede de Aldeias do Xisto. Com o título "A Pé pelos Caminhos do Xisto", a iniciativa foi organizada pela associação Adxtur, em parceria com a Câmara Municipal de Oleiros e contemplou a realização dos dois percursos da Aldeia do Xisto de Álvaro, denominados "Nos meandros do Zêzere" e "Mui nobre Villa".

A concentração, marcada para as 9 horas, teve lugar no Miradouro sobre o Zêzere, junto à Igreja Matriz e a meio do passeio, todos os participantes tiveram direito a um reforço alimentar. Depois de um intervalo junto à Praia Fluvial de Álvaro, onde os pedestrianistas presentes puderam ainda visitar as instalações do futuro restaurante "Olhar o Zêzere", a abrir futuramente e o qual possui uma vista panorâmica sobre o Vale do Zêzere, teve início da parte da tarde o segundo percurso pedestre, o qual contemplou a passagem pela Casa da Cultura da Gaspalha.

Recorde-se que os percursos, PR 1 e PR 2, respectivamente, foram inaugurados no ano passado e estão definidos pelas encostas que envolvem o Rio Zêzere, as quais são povoadas por oliveiras e pinheiros. Ambos os percursos contemplam a passagem pelas capelas existentes na freguesia e no caso do PR 1, os pedestrianistas podem contemplar a frescura da Ribeira de Alvelos, junto da Ponte Romana, assim como ter o privilégio de passar por um troço de um caminho romano que fazia parte de uma via que ligava Mérida a Conímbriga.