O Maestro Luís Cipriano – recém-chegado de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, onde esteve como maestro do 31º “April Spring Frienship Art Festival” a convite do governo daquele país asiático – vai estar no próximo fim-de-semana em Oleiros com o Coro Misto da Beira Interior.
Na noite de sábado e no dia de domingo, aquela formação irá executar um Concerto de Fados na Igreja Matriz Madeirã (21H) e irá participar nas Missas de Álvaro (10H) e Sobral (15H), respetivamente.
O maestro mais falado da atualidade dirigiu a Orquestra do Festival na Cerimónia de Abertura no East Pyonyang Grand Theater perante 1200 pessoas, com obras dedicadas a Kim Il Sung e King Jong Il.
No Festival estavam presentes 600 estrangeiros oriundos de 19 países com grupos que iam desde a dança, à música, ao circo, ao ballet e ao ilusionismo, sendo Luís Cipriano o primeiro português a ser convidado nas 31 edições do Festival e o primeiro estrangeiro a quem a Coreia do Norte confiou as obras dos seus três líderes.
Por esse facto e pela forma como decorreram os concertos, no Concerto de Encerramento o maestro português foi distinguido com o Prémio de Mérito Cultural e ficou já definida a ida do Coro Misto da Beira Interior à Coreia do Norte na próxima edição do Festival, assim como a vinda de um Coro de crianças norte-coreanas já em Outubro próximo para participarem no Festival de Coros da Beira Interior no Fundão e realizarem seis concertos em diferentes autarquias parceiras da Associação Cultural da Beira Interior.