Oleiros apresenta Estudo para o Desenvolvimento de um Sistema de Recolha de Biorresíduos

1625740415biorresiduos-min

O Município de Oleiros apresenta hoje a versão preliminar do Estudo Municipal para o Desenvolvimento de um Sistema de Recolha de Biorresíduos no concelho de Oleiros. A sessão decorrerá em direto no Facebook do Município, pelas 18 horas, com abertura e enquadramento pelo Vice-Presidente Victor Antunes, e apresentação pela Engª Maria da Conceição Vieira em representação da ENHidrica, empresa responsável pela apresentação do estudo.

O Estudo para o Desenvolvimento da Recolha de Biorresíduos tem como principal objetivo identificar a melhor estratégia a implementar para a gestão e valorização dos biorresíduos produzidos (resíduos alimentares e de cozinha e resíduos biodegradáveis de jardins e parques), tendo em consideração as características demográficas e geográficas do município de Oleiros.

Pretende-se, assim, encontrar as melhores soluções com vista a assegurar que os biorresíduos são separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente com a máxima eficiência pelos sistemas em baixa e devidamente encaminhados para tratamento e valorização nas infraestruturas dedicadas dos sistemas em alta, diminuindo o envio dos mesmos para aterro e aumentando a recolha seletiva e a reciclagem.

O estudo que está a ser desenvolvido, surge no âmbito da Diretiva (UE) 2018/851, de 30 de maio de 2018, que estabelece a obrigatoriedade dos estados membros assegurarem, até 31 de dezembro de 2023, que os biorresíduos são separados e reciclados na origem, ou recolhidos seletivamente, a fim de evitar o seu envio para aterro. A elaboração do estudo é financiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.