O Município de Oleiros apresenta este sábado um roteiro temático em streaming, no âmbito da realização anual da Rota do Linho, inserida no projeto Beira Baixa Cultural. O evento online decorre na página de facebook do Município e divide-se em três sessões, às 10h, às 15h e às 19h.
O evento tem início com uma visita virtual, às 10h, na qual será possível ficar a conhecer os dois centros interpretativos dedicados ao linho, criados com este projeto.
Pelas 15h os participantes poderão percorrer as 15 fases que constituem “As voltas do linho”, numa interpretação musical a cargo de Márcio Cabral, que acompanhado pelo acordeão dá voz ao cancioneiro regional. O espetáculo conta com uma cenografia interpretativa baseada numa série pictórica, da autoria de Augusto de Matos, que ilustra a produção artesanal do linho, desde a sementeira à elaboração das afamadas peças tecidas nos teares do concelho.
O itinerário virtual termina com uma exploração musical e audiovisual, às 19h, interpretada pelos Senza, numa viagem intimista pelo processo de tecelagem.
A iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, o qual é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020, sendo promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e pelos municípios que a constituem, como o de Oleiros.