Oleiros apresenta itinerário temático em torno do linho em formato online

1608293071Rota_do_Linho_Oleiros_2020

O Município de Oleiros apresenta este sábado um roteiro temático em streaming, no âmbito da realização anual da Rota do Linho, inserida no projeto Beira Baixa Cultural. O evento online decorre na página de facebook do Município e divide-se em três sessões, às 10h, às 15h e às 19h.

O evento tem início com uma visita virtual, às 10h, na qual será possível ficar a conhecer os dois centros interpretativos dedicados ao linho, criados com este projeto.

Pelas 15h os participantes poderão percorrer as 15 fases que constituem “As voltas do linho”, numa interpretação musical a cargo de Márcio Cabral, que acompanhado pelo acordeão dá voz ao cancioneiro regional. O espetáculo conta com uma cenografia interpretativa baseada numa série pictórica, da autoria de Augusto de Matos, que ilustra a produção artesanal do linho, desde a sementeira à elaboração das afamadas peças tecidas nos teares do concelho.

O itinerário virtual termina com uma exploração musical e audiovisual, às 19h, interpretada pelos Senza, numa viagem intimista pelo processo de tecelagem.

A iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, o qual é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020, sendo promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e pelos municípios que a constituem, como o de Oleiros.

Relembramos que a apresentação do itinerário foi adaptada devido à atual situação de pandemia de Covid-19.