O Município de Oleiros assinalou o Dia Mundial da Árvore com a oferta de cerca de 70 árvores às crianças do pré-escolar de Oleiros, Estreito e Orvalho. A ação teve o objetivo de consciencializar para a importância da proteção e preservação da floresta, levar os alunos a agir em defesa e promoção da floresta e sensibilizar para sementeira e plantação de espécies autóctones.
Toda a atividade foi acompanhada pelos membros do executivo da Câmara Municipal de Oleiros. No Orvalho e no Estreito foi plantada uma árvore no jardim da escola.
Os elementos do Gabinete Florestal da Câmara Municipal promoveram uma “aula” sobre a importância da floresta. “Que profissões existem na floresta?”, “O que devemos fazer para proteger a floresta?” ou “Que espécies de árvores existem em Oleiros?” foram algumas das questões lançadas às crianças desafiadas assim a pensar sobre este importante património natural.
As árvores oferecidas resultam de uma candidatura apresentada pelo Município de Oleiros ao projeto Floresta Comum tendo recebido 5300 árvores para plantação.
O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, tal como o Vice-Presidente, Paulo Urbano e Vereador Filipe Bártolo, sublinharam junto da comunidade infantil a importância de proteção da floresta.
As crianças aderiram, entusiasmadas, ao desafio para a plantação de uma árvore. Para algumas, foi a primeira experiência, o que poderá ser uma motivação para um olhar mais atento sobre as questões ambientais e de preservação da natureza.