Oleiros cada vez mais na rota dos grandes percursos

1377618614gr

Para além da Rota Moradal – Pangeia, uma Grande Rota que está a ser implementada no concelho por via do Geopark Naturtejo e com a chancela do International Appalachian Trail (IAT) – o mais famoso percurso pedestre de mundo, Oleiros assume uma posição cada vez mais estratégica no âmbito do desporto de natureza, nomeadamente no que se refere ao pedestrianismo e especificamente, na tipologia das Grandes Rotas.

Recorde-se que no concelho está a ser implementada a Grande Rota do Zêzere (GRZ), um projeto intermunicipal que permitirá percorrer as margens deste rio exclusivamente português, da nascente até à foz, num total de 358,5 km. Só em Oleiros, serão percorridos 52,5 Km, sendo este o concelho com maior número de quilómetros contemplados, dos 14 que integram o projeto.

Com a implementação da GRZ, vai ser possível atravessar longitudinalmente a Grande Rota das Aldeias do Xisto (GR21) e permitir assim a interseção entre os dois trajetos; possibilitando aos mais afoitos, ampliar a sua área de expedição; ou a separação do trajeto em duas partes, para os que assim o entenderem ou necessitarem. A interface das duas Rotas será assim feita no concelho de Oleiros, ao longo da envolvente da Serra do Moradal, passando pela Aldeia do Xisto de Álvaro e pelos Meandros do Zêzere.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.