Scroll Top

Oleiros com eventos em 2025 dentro e fora do Concelho

Vice

O Município de Oleiros vai voltar a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (agora denominada Better Tourism Lisbon- BTL) com stand próprio.

De 12 a 16 de março, Oleiros volta a surpreender com uma estrutura de promoção turística que promete marcar todos quantos visitem o maior certame do setor do país. A aposta na promoção em grande escala vai repetir-se na FIL, de 28 de junho a 6 de julho, com a divulgação da Rede de Artes e Ofícios de Oleiros. Será assim a 7.ª participação de Oleiros na Feira Internacional do Artesanato (FIA).

Oleiros deu um “salto” qualitativo e diversificado na oferta cultural e por isso “apresentamos uma agenda anual direcionada para os oleirenses, mas também para os visitantes e nossos emigrantes no verão, no quadro da estratégia que o Município tem vindo a implementar na promoção do território”, explica o Vice-presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano.

Para o Vice-presidente, o Município passou a ter, ao longo dos últimos anos, um conjunto de estruturas, como o Miradouro do Zebro, o Trilho Internacional dos Apalaches, a Galeria Municipal, os passadiços da Fraga da Água D’Alta, a Aldeia de Xisto de Álvaro, a Rede de Artes e Ofícios, entre outros atrativos, que complementados com investimentos privados dos alojamentos turísticos, restaurantes, venda de artesanato, consolidam Oleiros como destino turístico.  “Em 2025 o nosso plano municipal de eventos recomenda 14 eventos âncora ao longo dos 12 meses do ano. Pretendemos continuar a dinamizar a nossa comunidade, atrair e reter quem nos visita durante mais tempo, deixando, por isso, mais dinheiro na economia local”, explica Paulo Urbano.

A 29 de março o Trilho Internacional dos Apalaches cumpre a 10ª edição. Inaugurado em março de 2015, este é um produto turístico notável que tem atraído cada vez mais amantes do pedestrianismo.

O calendário dos maiores eventos de 2025 prossegue em abril. De 11 a 13 o Pavilhão Multiusos das Devesas Altas volta a acolher o Festival do Cabrito Estonado e Vinho Callum, dois produtos que são embaixadores exclusivos da gastronomia de Oleiros.

No mesmo mês, a data histórica do 25 de abril vai voltar a ser assinalada com uma programação solene pela Câmara Municipal de Oleiros.

A Feira do Livro, numa organização conjunta com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), volta a preencher o Pavilhão Multiusos, com o meso objetivo de estimular hábitos de leitura.

O FestivOl – Festival de Música Infantil de Oleiros, a 31 de maio, tem este ano como tema as músicas de Marco Paulo, que serão interpretadas por alunos da AEPAA.

A música continua presente na programação anual de eventos, através da realização dos Fados no Largo (concertos de fados nos largos de capelas e igrejas das aldeias do Concelho) e no Jardim Convida. Ambos animarão as noites de verão.

A Feira do Pinhal, o maior certame do Concelho, realiza-se de 31 de julho a 3 de agosto.

A poucos dias de iniciar um novo ano letivo, é realizada a Semana da Juventude, com um conjunto de atividades variadas dirigidas para este público.

O Himalaias Trail, prova de trail e uma caminhada, que tem o objetivo de atingir o ponto mais alto do Concelho de Oleiros, recriando simbolicamente a expedição do padre oleirense, regressa com 2ª edição, dias 20 e 21 de setembro, prometendo superar as duas centenas e meia de inscritos de 2024.

Depois da Semana Sénior, de 1 a 5 de outubro, pensada para a comunidade com mais idade, a Mostra de Frutos de Outono volta a colocar o melhor à mesa em Oleiros. Durante três dias (31 de outubro a 2 de novembro) o evento promoverá os produtos da época “made in” Oleiros.

O ano termina em festa com a “Magia do Natal” no Jardim Municipal.

A par destas atividades, também as coletividades e Juntas de Freguesias têm a seu próprio programa, pelo que não faltarão razões para sair de casa ou para uma deslocação a Oleiros.

A calendarização dos eventos municipais foi apresentada na Casa da Cultura de Oleiros pelo executivo municipal aos presidentes de Junta de Freguesia e dirigentes associativos.

 

 

 

 

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.