Oleiros com Orçamento de mais de 14,6 milhões de euros

Orçamento Municipio

O Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 da Câmara Municipal de Oleiros tem o valor de 14.646.045 milhões de euros e assume os princípios base nos quais assentou a gestão municipal dos últimos anos: a transparência, o rigor e o cumprimento dos compromissos assumidos com os cidadãos.

Estando em desenvolvimento um elevado nível de investimento em projetos e obras, eventos e ações de múltiplas tipologias, o ano de 2023 assume, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, “a ambição do desenvolvimento e do crescimento no quadro do aproveitamento de verbas comunitárias”: de fundos comunitários do Portugal 2020, do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030. Daí que, segundo Fernando Jorge, “tenham ficado algumas rubricas em aberto, para a possibilidade de podermos captar fundos para a execução de projetos e programas”.

Os setores da Ação Social e da Educação mantém-se como prioritários para a maioria no executivo, que neste segundo ano de mandato quer dar continuidade a estratégias de fixação de empresas e criação de emprego. “Foi o que dissemos quando tomámos posse e neste segundo ano de exercício, já teremos algumas concretizações neste sentido, mas é claramente um trabalho para continuar”, destaca Fernando Jorge.

“Os anos que se seguem irão ser extremamente exigentes, sendo que neste exercício, temos na nossa posse alguns dados macroeconómicos que no último Orçamento não podíamos prever”, completa.

Nas Grandes Opções do Plano para 2023, destaque para as intervenções na rede viária, com pavimentações e calcetamentos por todo o Concelho, a construção da Incubadora de Empresas na Zona Industrial de Alverca (Centro de Incubação e Desenvolvimento de Empresas de Oleiros – CIDEO) e a qualificação urbana. Mas também a aposta na floresta com os Condomínios de Aldeia, as Áreas Integradas e a construção de mais pontos de água para prevenção e combate a incêndios. “Obviamente que também não poderia este executivo deixar de manter o investimento no setor social, apoiando financeiramente as IPSS, bem como os mais desfavorecidos”, acrescenta Fernando Jorge.

No setor da Educação, a Câmara Municipal continuará a apoiar as nossas crianças e jovens, pagando as propinas a todos os alunos residentes no Concelho que frequentem o Ensino Superior, bem como são mantidos os apoios à natalidade e à fixação de residência no Concelho. “Nenhum jovem do Concelho deixará de ter formação superior por incapacidade financeira da família. Somos um Concelho inovador nestas medidas e assim se manterá”, garante Fernando Jorge.

A construção de habitação a custos controlados será também “uma marca deste Orçamento”, sublinha o presidente do executivo municipal, “tendo em vista colmatar algumas lacunas a este nível. Realço ainda a aposta no Turismo, nomeadamente no Turismo de Natureza, valorizando as nossas potencialidades gastronómicas e as unidades hoteleiras de excelência existentes no Concelho”.

Verifica-se um crescimento de fixação de residência de famílias estrangeiras no Município o que obriga à adoção de uma política municipal de multiculturalismo, no sentido de acolher e integrar estes cidadãos.

“Certamente que outros desafios serão colocados ao Município, em face de novas atribuições e competências autárquicas, mas, com toda a certeza, continuaremos a assegurar a prestação de serviços públicos de qualidade a todas as pessoas”, concluí Fernando Jorge.

O Orçamento de 2023 bem como as Grandes Opções do Plano foram aprovados em Reunião de Câmara, realizada a dia 30  de novembro, pela maioria do PSD no executivo municipal, com a abstenção dos vereadores da oposição “Mais Concelho de Oleiros”. Segue-se a discussão e votação destes documentos na próxima Assembleia Municipal.