O dia de hoje, 7 de março, foi declarado dia de luto nacional em decreto publicado em Diário da República, onde se lê: “O número de mulheres mortas em casos de violência doméstica constitui uma realidade social intolerável e inadmissível.
É uma realidade com raízes profundas, culturais e cívicas, que exige uma ação determinada e a congregação de esforços de toda a sociedade para defender, de forma intransigente, a integridade e a dignidade das mulheres.
Neste combate, é fundamental contrariar a banalização e a indiferença, homenageando e prestando um tributo às vítimas e às suas famílias e assegurando a consciencialização desta tragédia”.
É neste contexto de alerta que o Município divulga o Gabinete de Atendimento à Vítima de Violência, a funcionar às quartas-feiras – quinzenalmente – (1ª e 3ª semana do mês) entre as 14 e as 17H30 no Gabinete junto à Ação Social do Município de Oleiros (rés-do-chão).
Aqui será prestada informação jurídica, apoio psicológico e apoio social de forma gratuita e confidencial.
Este serviço é prestado pelo Núcleo Distrital de Apoio à Vítima integrado na Associação de Desenvolvimento Amato Lusitano e no âmbito do protocolo entre o Município e aquela Associação.