Oleiros volta, por estes dias, a ser um território de passagem para milhares de peregrinos em direção a Fátima. Neste Município, os caminheiros encontram apoio e ânimo para continuar a viagem. A Câmara Municipal de Oleiros está a disponibilizar o Pavilhão Gimnodesportivo, os Escuteiros 1080 de Oleiros cedem também as instalações para a pernoita de pequenos grupos de caminheiros, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros está a ceder a cozinha para a realização de refeições. Estes são alguns dos apoios que os peregrinos voltam este ano a encontrar neste concelho.
Cambas, freguesia atravessada por centenas de peregrinos vindos de municípios do norte do distrito, como Covilhã ou Fundão, é local de paragem para retomarem a viagem no dia seguinte. Nos dois salões da Junta de Freguesia os caminheiros estendem os sofás-cama para dormirem e voltarem para a estrada de madrugada.
Em dois gabinetes de prestação do edifício sede, elementos da Cruz Vermelha da Covilhã, que estão a acompanhar um grupo de peregrinos que partiram de Vales do Rio (Covilhã) prestaram serviços de tratamento de feridas e massagens. A zona envolvente da Igreja Matriz fica repleta de tendas desmontáveis que alguns peregrinos transportam nos carros de apoio.
Recorde-se que o Serviço Municipal de Proteção Civil colocou nas principais estradas placas com aviso para uma atenção redobrada na condução face à possibilidade de circularem grupos de peregrinos na estrada.