O Município de Oleiros foi distinguido na passada sexta-feira, como Município do Ano na categoria regional Centro (menos de 20.000 habitantes). Este prémio foi atribuído pela Universidade do Minho através da plataforma UM-Cidades, e teve como fundamento o Programa de Apoio ao Luto instituído em Oleiros.
A cerimónia de entrega dos Prémios Município do Ano – Portugal 2019 contou com 51 candidaturas que se converteram em 37 municípios nomeados para nove categorias regionais, a categoria intermunicipal e para o grande prémio final. Esta 6ª edição decorreu no Convento de Arouca e visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. Pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.
Na entrega do prémio, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros sublinhou o orgulho com que “escrevemos mais uma página de glória para a nossa terra”, que advém de muito trabalho dedicação e empenho. Victor Antunes confessou ainda que “este reconhecimento dá alento para prosseguir com este e outros projetos”.
Recorde-se que, o Programa de Apoio ao Luto ganhou em outubro o Prémio Boas Práticas em Psicologia – Administração Local – 2019 criado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e pela Câmara Municipal de Lisboa. O projeto, iniciado em março de 2015, leva aos lugares mais remotos do concelho, uma psicóloga, com o objetivo de dar apoio psicológico aos Munícipes oleirenses que se encontrem em processo de luto. Pioneiro a nível nacional, o Programa de Apoio ao Luto tem despertado o interesse de outros municípios e é cada vez mais, bem acolhido pela população local.