A experiência de aceder ao interior de uma gruta, subir uma escadaria, percorrer um passadiço em madeira com paragem num miradouro circular no topo de uma montanha rochosa sobre a qual flui uma cascata envolvida em vegetação.
Esta é a experiência “imersiva” que o Município de Oleiros apresenta na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) com as atividades de natureza, a gastronomia, o artesanato, os produtos endógenos.
“O stand de Oleiros é cativante, convida à exploração e ao despertar de uma energia vibrante com o intuito que os visitantes possam incluir Oleiros, num próximo destino a visitar e ficar nos vários empreendimentos turísticos”, descreve o Vice-presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano
A presença de Oleiros no evento internacional tem 54 metros quadrados, simula a Serra do Muradal, onde se encontra o Miradouro do Zebro, com a instalação da plataforma contemplativa da autoria do mundialmente reconhecido arquiteto Siza Vieira, que oferece uma vista panorâmica para toda a feira, como estivéssemos a contemplar a paisagem.
Nesta estrutura está criada uma escadaria ao topo do miradouro, através de estruturas de madeira que simulam os passadiços que se encontram em diversos percursos pedestres do Concelho.
É também possível aceder ao interior da montanha por uma gruta. Aqui, pretende-se que o visitante estimule os seus sentidos em contacto com inúmeros produtos endógenos, artesanato e múltiplas ofertas do território.
Já no exterior da montanha que forma o stand está colocada vegetação autóctone, bem como algumas estruturas de sinalética presente nos percursos pedestres. No ecrã de grandes dimensões os visitantes visualizarão vários filmes promocionais de costumes, eventos e sobre outras paisagens do Concelho.
A BTL abre portas a 28 de fevereiro e decorre até 3 de março no Pavilhão da Fil, em Lisboa. Os 3 primeiros dias do evento são dedicados a profissionais. Nos 2 dias seguintes a BTL abre as suas portas ao público.