Oleiros foi sede da zona Centro do Karaté Shotokan com cerca de 250 atletas

Karaté em Oleiros 2023

Cerca de 250 atletas receberam, no sábado dia 11, em Oleiros, os diplomas de graduação em karaté e respetivos cintos, naquele que foi o primeiro dos dois estágios de 2023 que a Associação Nacional de Artes Marciais (ANAM) organiza na zona centro do país.

O evento da ANAM com a cooperação do Centro de Karaté Shotokan de Oleiros, que contou com a organização da Casa do Benfica em Oleiros e com o apoio do município de Oleiros, gerou nesta vila o movimento de quase 600 pessoas, contabilizando ainda familiares dos atletas e equipas técnicas.

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, que esteve presente na entrega dos diplomas, realçou a importância deste evento ser realizado em Oleiros e destacou a prática desportiva como fundamental para a formação pessoal de cada um, a nível mental e físico. Do mesmo modo, agradeceu o contributo de todos os envolvidos na organização, desde a Casa do Benfica em Oleiros, a ANAM (com seus karatecas, instrutores e conselho técnico), passando pelos funcionários do município, encarregados de educação e Bombeiros Voluntários de Oleiros presentes no decorrer do evento.

O estágio foi orientado pelo Sensei João Cardiga, uma referência do karaté nacional e fundador da ANAM, que reconheceu publicamente a qualidade da sua organização, “a melhor de sempre, de entre os estágios congéneres”.
O Centro de Karaté Shotokan de Oleiros tem 25 inscritos do Concelho e é apoiado pela Casa do Benfica em Oleiros.

Este estágio da ANAM fez parte dos dois estágios anuais, o de inverno e de verão, que se realizam em diferentes zonas do país. “Atrevo-me a dizer que foi dos melhores estágios realizados na Zona Centro”, diz José Carlos Martins, mestre de Karaté Shotokan em Oleiros e instrutor na ANAM.

Nas palavras do Presidente da direção da Casa do Benfica em Oleiros, Francisco Batista, “foi um desafio superado no primeiro grande evento organizado por esta direção. Está de parabéns a Casa do Benfica em Oleiros, a ANAM que confiou no Centro de Karaté Shotokan de Oleiros para a realização deste estágio, nos familiares dos atletas que nos ajudaram e o Município de Oleiros sem o qual não seria possível acolher este estágio extraordinário que deixou em todos quantos nele participaram boas memórias”.

Recorde-se que a jornada representou o culminar de todo o esforço e dedicação desenvolvidos ao longo da época por atletas provenientes de vários dojos (centros), tais como os de: Abrantes, Alvaiázere, Cernache do Bonjardim, Covilhã, Linhaceira, Mação, Oleiros, Pedrógão Grande, Pego, Sardoal, Sertã, Tomar, Tramagal e Vila de Rei.