O Município de Oleiros ganhou o Prémio Boas Práticas em Psicologia – Administração Local – 2019 criado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e pela Câmara Municipal de Lisboa. A Câmara Municipal de Oleiros foi distinguida pelo Programa de Apoio ao Luto.
O projeto, iniciado em março de 2015, leva aos lugares mais remotos deste concelho do distrito de Castelo Branco, uma psicóloga, com o objetivo de dar apoio psicológico aos Munícipes oleirenses que se encontrem em processo de luto.
No passado dia 15 de outubro, a psicóloga do Município, Rafaela Lopes, apresentou o projeto no II Encontro dos Psicólogos da Administração Local, onde foi também atribuído o referido prémio.
Além do Programa de Apoio ao Luto foram também distinguidas a Câmara Municipal de Valongo (Distrito Porto) com o projeto Mais Val – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo; a Junta de Freguesia do Livramento (São Miguel, Açores) com o projeto Gabinete de Psicologia e Intervenção Comunitária da Junta de Freguesia do Livramento – O Primeiro Serviço de Psicologia Autárquico nos Açores; e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (Distrito Braga) com o projeto Gabinete de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção – GADI.
Este prémio pretende reconhecer e distinguir psicólogos e serviços de psicologia pertencentes a Municípios e Juntas de Freguesia que tenham desenvolvido projetos relevantes e inovadores nas diferentes áreas da ciência psicológica. Simultaneamente, pretende-se dar visibilidade e demonstrar a importância dos psicólogos, na prestação dos melhores serviços a todos os munícipes.