Scroll Top

Oleiros reafirma-se como Capital do Cabrito Estonado

DSC04014
Durante três dias, de 22 a 24 de março, o Pavilhão Multiusos das Devesas Altas em Oleiros foi a sala de receção de centenas de pessoas de todo o país e estrangeiros com o único interesse de descobrir ou voltar a experienciar o prazer de comer o cabrito “estonado”.
O Festival do Cabrito Estonado e Vinho Callum reafirmou Oleiros enquanto “Capital do Cabrito Estonado e Vinho Callum” e projetou o Concelho enquanto destino gastronómico.
“Com este festival, que já não se realizava desde a pandemia, quisemos reafirmar esta iguaria gastronómica de Oleiros, que durante todo o ano é atraí centenas de pessoas aos restaurantes que confecionam este típico Cabrito Estonado do Concelho”, explica Paulo Urbano, Vice-presidente da Câmara Municipal de Oleiros.
“Posso afirmar, na base de um levantamento feito, que foram servidas cerca de 1500 doses de Cabrito Estonado durante o evento. Fazemos por isso um balanço extremamente positivo do Festival que dinamizou a economia local, como aliás era o objetivo da Câmara Municipal. As pessoas foram aos restaurantes aderentes que ainda confecionam o Cabrito Estonado, e esperamos que muitos desses visitantes, amantes da gastronomia, regressem com familiares ou amigos a Oleiros para dar a conhecer este prato”.
Foram seis os restaurantes no Concelho que se associaram ao Festival do Cabrito Estonado e Vinho Callum em Oleiros que, devido à crescente procura desta iguaria, solicitaram a reserva atempada para refeições. Também no recinto do festival foram servidas iguarias confecionadas à base do Cabrito Estonado confecionado ao vivo.
Com uma mostra de produtos locais, artesanato e animação musical no Pavilhão Multiusos e um passeio pedestre, o evento promoveu esta gastronomia única de Oleiros.
No último dia, o programa “Domingão” trouxe a Oleiros milhares de pessoas. Através do programa, apresentado por Emanuel e Luciana Abreu no palco móvel que iniciou o percurso no Estreito e parou no meio da multidão junto ao Pavilhão Multiusos, foram promovidas, em direto para todo o mundo, a gastronomia e as tradições locais. A promoção passou também pelos estúdios da SIC onde estavam João Baião, Débora Monteiro e Melânia Gomes que entrevistaram alguns guardiães de tradições de Oleiros e produtores locais. “Um Domingão de mil encantos. Oleiros, o meu coração ficou cheio com a vossa hospitalidade”, escreveu Emanuel na sua conta de Facebook.
Para Paulo Urbano, “Oleiros voltou também a reafirmar-se como território de se recebe bem. Isto é genuíno nas nossas gentes”.

Preferências de Navegação