Oleiros representado no Congresso do Centenário do Turismo em Portugal

1305275979Centenário_Turismo

No âmbito das comemorações do Centenário do Turismo em Portugal (1911-2011), realizou-se no passado dia 13 de Maio, em Lisboa, o congresso comemorativo da efeméride, Congresso do Centenário, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. Na ocasião, o Geopark Naturtejo participou, dentro da temática: “Turismo, Organização, Inovação e Produção do Conhecimento”, apresentando as suas práticas inovadoras no contexto do Turismo em Portugal. Com a comunicação da Dra. Joana de Castro Rodrigues, geóloga do Geopark Naturtejo, intitulada “Geoturismo e Geoparques em Portugal: abordagens inovadoras com uma longa tradição”, Oleiros esteve representado pelas boas práticas ao nível da geoconservação do seu património geológico (ex: Fraga da Água d’Alta) e biológico (ex: bosque reliquial da Floresta Laurissilva), reconversão dos recursos endógenos (Geoprodutos, Rota das Montanhas de Oleiros) e implementação de percursos pedestres geoturísticos (ex: Georota do Orvalho), entre outras abordagens inovadoras que destacam este Município e fazem dele uma referência.

Esta iniciativa pretendeu evocar a realização, em 1911, do IV Congresso Internacional de Turismo, o qual decorreu entre 12 e 19 de Maio, também na Sociedade de Geografia de Lisboa, e onde foi institucionalizado pela primeira vez o Turismo em Portugal, com a criação da Repartição de Turismo. A ideia pretendeu “juntar num mesmo fórum empresários, altas individualidades, comunidade científica, associações, entidades oficiais e parceiros de negócios, para debater aquela que é a actividade económica líder das exportações e que melhor serve de cartão de visita para Portugal: o Turismo”.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.