Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Oleiros reviveu era quinhentista

1370344809foto_disco

O ano de 2013 está a ter um incontornável valor simbólico no concelho de Oleiros. A 20 de outubro celebram-se os 500 anos da outorga do seu Foral Manuelino e o município não quer deixar de assinalar a efeméride da melhor maneira, numa comemoração que pretende apelar à consciência cívica dos Oleirenses, enquanto cidadãos que respeitam os seus antepassados, a sua identidade histórica e a sua cidadania.

Foi assim que no passado fim-de-semana o Centro Histórico de Oleiros reviveu a era de mil e quinhentos, o chamado período manuelino, o qual está bem patente no estilo arquitetónico do exterior da Igreja Matriz, por exemplo. Conjuntamente com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e a Companhia de Teatro Viv´Arte, a segunda edição da Feira Quinhentista foi claramente uma aposta ganha, graças ao notável empenho da comunidade escolar, atraindo muitas pessoas àquele concelho. Por outro lado, o envolvimento da população, nomeadamente o comércio local, os quais aderiram em força ao acontecimento, ajudou a que este êxito fosse ainda maior.

Este foi sem dúvida um evento que primou pela diferença. Assim, durante três dias, não faltaram cortejos régios, estátuas vivas, recriações históricas, falcoaria, torneios de armas apeados e a cavalo, colóquios, decorações a preceito nos estabelecimentos comerciais, mercadores, danças variadas, sabores quinhentistas, muita animação e até um carrossel da época fez as delícias dos mais pequenos.

Recorde-se que com este evento temático, numa viagem pelo tempo, foram exploradas muitas vertentes do século XVI, como a epopeia dos Descobrimentos, o movimento artístico-cultural do Renascimento ou a figura do Padre António de Andrade, patrono do Agrupamento de Escolas e ilustre Oleirense nascido no final daquele século naquela vila.

A realização desta Feira Quinhentista contribuiu, sem dúvida alguma, para que os Oleirenses ficassem mais esclarecidos sobre a sua História e identidade e simultaneamente, mais orgulhosos da sua terra. Para todos quantos passaram por Oleiros durante aqueles dias, este foi um evento enriquecedor, no qual tudo foi pensado ao mais ínfimo pormenor.

* Imagem: FotoDisco

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.