No passado dia 28 de dezembro decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a entrega dos diplomas relativos às Bolsas de Estudo para o ano letivo 2018/2019.
Foram atribuídas 34 bolsas que representam um total de cerca de 30 mil euros.
Do total de alunos apoiados, 9 são matrículas no ensino superior a nível nacional, 17 representam alunos em licenciaturas no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e 8 na Universidade da Beira Interior (UBI).
Na entrega dos diplomas, o Presidente da Câmara, Dr. Fernando Jorge, procurou saber todas as áreas/cursos dos alunos abrangidos e de uma forma informal falou-se sobre o que esperam do futuro.
O vereador que tutela a Educação, Paulo Urbano, anunciou também nesta ocasião, a criação em 2019 de um Regulamento para a existência do Orçamento Participativo Jovem.
A finalidade é eleger o grupo de jovens com a melhor ideia para destinar e gerir o valor a definir que ficará associado a este projeto.
Com um gabinete próprio no edifício da Câmara, estes jovens poderão fazer chegar as suas ideias e opiniões ao executivo, de forma prática e sem filiação a partidos políticos, dando voz a uma geração que se pretende cada vez mais envolvida nas decisões políticas.
De relembrar que, no contexto das Bolsas de Estudo ao abrigo do programa Oleiros Educa, o Município apoia alunos não só com dificuldades económicas mas também qualquer aluno que tenha frequentado a Escola Padre António de Andrade e tenha residência no concelho de Oleiros há mais de dois anos.
O objetivo é promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino superior e incentivar os jovens a prosseguir os estudos para além do ensino secundário.
A bolsa cobre o valor anual da propina em todas as escolas do IPCB e UBI e pretende que os alunos tenham a possibilidade de permanecer na nossa região.