Oleiros recebeu no passado sábado, dia 18, a Orquestra de Guitarras da Universidade Autónoma de Madrid (UAM), num concerto inédito que foi estreia a nível nacional.
O conjunto de 14 guitarristas foi recebido pelo vice-presidente, Victor Antunes, que descreveu o espetáculo como “uma oportunidade que não se tem todos os dias”.
O concerto foi composto por duas partes, a primeira constituída por músicas espanholas e a segunda por músicas de filmes como A Bela e o Monstro, Guerra das Estrelas, Piratas das Caraíbas, Super-Homem, Parque Jurássico e Rei Leão.
Os aplausos de pé traduziam o agrado do público por um espetáculo único que contou ainda com a surpresa final da interpretação de um tema pela Orquestra de Guitarras da ESART, que serviu de agradecimento e de boas-vindas aos colegas madrilenos.
O projeto da Orquestra de Guitarras da UAM começou em 2004 com a iniciativa do diretor e professor da UAM, Miguel Román, com uma finalidade especialmente didática e como um aporte adicional à oferta instrumental da especialidade de Música para a Licenciatura de estudantes e diplomados.
Desde então, o projeto passou por diversos processos de reestruturação, reaparecendo definitivamente em finais de 2008 com um novo enfoque, em busca da especialização e estabilidade da música em grupo.
Sendo a guitarra um instrumento sobretudo solista, este grupo permite aos maestros, músicos, guitarristas e universitários, uma experiência musical de conjunto, e ao mesmo tempo servir de ponto de encontro de formação permanente e especialização.
A Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Universidade Autónoma de Madrid têm no presente ano letivo, um intercâmbio que inclui dois concertos: um em Madrid, pelo Ensemble de Guitarras da ESART e outro em Portugal, pelo Ensemble de Guitarras de Madrid.
Neste sentido, o Município propiciou as condições necessárias para que Oleirenses e visitantes, usufruíssem de um espetáculo criado por uma formação de grande qualidade, composta por alunos que estão a realizar estudos de nível superior.