O 4.º mercado d´“Os Quintais nas Praças do Pinhal”, um projeto da Pinhal Maior em parceria com o município de Oleiros, Mação, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei vai realizar-se no próximo dia 10 de fevereiro, das 10H00 às 18H00, no recinto da feira, em Oleiros. Os campos, jardins, hortas e pomares do Pinhal, os quais nos oferecem o que de melhor há de frutos e de legumes, vêm até à “praça” onde agricultores tradicionais e da nova geração se reencontram para nos oferecer os legumes e a fruta mais frescos e saborosos.
Apreciemos as saladas regadas com um fio do nosso azeite dourado e umas gotas de sumo dos limões tão sedutores ácidos e perfumados; ou as couves portuguesas, imperdíveis tal como a sua fatia de broa de milho e a rodela de chouriço. E os grelos, essa maravilha gastronómica que só poderá provar de forma sublime no Pinhal. Deliciemo-nos ainda nos restaurantes oleirenses com pratos à base de produtos de qualidade que foram recolhidos da terra para lhe serem servidos como o mais requintado dos pitéus.
Recorde-se que o objetivo do projeto passa pelo aproveitamento dos excedentes agrícolas provenientes dos pequenos produtores do Pinhal, estimulando a atividade agrícola, potenciando a criação de novas dinâmicas geradoras de riqueza no território e fomentando uma imagem positiva de toda a região, criando uma marca global de prestígio e passível de retorno turístico.
A iniciativa está a ser um sucesso, verificando uma adesão significativa e crescente de produtores e visitantes. Em Oleiros, o número de produtores ronda os sessenta e cinco e para além do artesanato local, a animação é outro argumento que não irá faltar. Pelos palcos da “praça” irão passar os vários grupos de danças e cantares, ranchos folclóricos e bandas filarmónicas do Pinhal, numa mostra cultural bastante caracterizadora do território.
Um dos pontos altos da animação será o Desfile de Carnaval, pelas 14H30, este ano dedicado à AgriCULTURA, em perfeita sintonia com a realização do mercado. Este promete ser um dia mobilizador e repleto de acontecimentos.
Fica a sugestão… Cultive esta ideia, prove o Pinhal!