Scroll Top

Ozono elevado já ultrapassa limiares

Ozono ilustrativa

Na estação de Fundão – Salgueiro (que abrange o concelho de Oleiros) foi registada uma concentração média horária de 183 µg/m³, entre as 13h e as 14h de hoje, sexta-feira. É provável que valores nesta ordem se repitam não só neste dia, mas em mais dias do mês, por isso, é essencial que se proteja.

A formação de ozono é propiciada por forte radiação solar e elevadas temperaturas, pelo que as condições meteorológicas recentes e nos próximos dias são determinantes. Neste sentido, alertamos a população para a possibilidade de ultrapassagem dos valores limite no concelho de Oleiros, o que pode causar problemas de saúde especialmente aos grupos mais sensíveis (crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas).

• reduzam ao mínimo a atividade física intensa no exterior (sobretudo ao ar livre),
• evitem outros fatores de risco, tais como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição (ex. gasolina, tintas e vernizes),
• respeitem rigorosamente tratamentos médicos em curso,
• recorram a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas

Comunicado da CCDR Centro aqui:

Comunicado ozono 15 julho

Monitorize a qualidade do ar aqui.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.