No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro), respondendo ao desafio lançado pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), o Município de Oleiros associa-se a esta efeméride e na noite de 13 para 14 de novembro (de sábado para domingo), o edifício dos Paços do Concelho estará simbolicamente iluminado em tons de azul.
Esta celebração surge em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922. Com a iniciativa, pretende-se consciencializar a população sobre a Diabetes e divulgar as ferramentas para a prevenção desta doença que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo. Estima-se que em Portugal afete mais de 1 milhão de pessoas e que em fase de “pré-diabetes” estejam cerca de 2 milhões de portugueses.
Ocorrendo em vários tipos, a Diabetes mellitus é uma condição crónica (de longa duração) que ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não a consegue utilizar. A insulina é uma hormona produzida no pâncreas, necessária para mover a glicose (açúcar) do sangue para as células do corpo, onde é utilizada para produzir energia. Quando a insulina está em falta ou não atua adequadamente, os níveis de glicose no sangue sobem. A diabetes é diagnosticada através de testes sanguíneos que apresentam níveis elevados de glicose no sangue. Com o tempo, os níveis elevados de glicose no sangue (conhecido como hiperglicemia) podem provocar danos em vários tecidos do corpo, originando problemas limitadores e potencialmente fatais.