Passaram duzentos anos desde a passagem das tropas francesas pelo concelho

Fez ontem duzentos anos que as tropas francesas passaram por Oleiros, mais precisamente no dia 2 de Fevereiro de 1811, na sequência da terceira invasão francesa iniciada em 1810. Este grupo de invasores franceses veio por uma rota que ligava Fundão a Abrantes, para depois se reunir ao exército nas linhas de Torres Vedras.

Foi nesta ocasião que se deu o “milagre da Horta da Santa”, segundo o qual os franceses tinham feito da capela de Santa Margarida um paiol de pólvora, o qual fizeram explodir quando abandonaram o território. Com a explosão, a imagem da Santa também foi projectada, tendo sido posteriormente encontrada intacta, segundo o povo por milagre, no local onde ainda hoje se chama “horta da Santa”

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.