Património de Isna valorizado em visita guiada e encenada

Visita Guiada e Encenada Isna

Numa lógica de descentralização da cultura e dando continuidade ao projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural 2.0, realizou-se no sábado, dia 5 de março, mais uma das Visitas Guiadas e Encenadas que têm percorrido o concelho de Oleiros. A histórica aldeia de Isna voltou a revelar todo a sua riqueza endógena e potencial. Tendo como guias locais Assis Cardoso e Ana Sofia Cardoso, o grupo de cerca de 40 participantes partiu à descoberta dos recantos, das iguarias, da história e das tradições que foram passando de geração em geração.

A visita iniciou-se com a explicação da toponímia e da origem do povoamento de Isna, seguindo-se uma passagem pelo lavadouro, núcleo antigo e património arquitetónico de tão típico casario em xisto. A cultura da castanha e a sua secagem em caniços, bem como o processo de pilagem; a histórica caçada real e o lendário associado; a famosa broa da Isna e o milho único que ali é produzido; o rebanho comunitário e o queijo de cabra; foram alguns dos aspetos abordados (e nalguns casos, degustados) que valorizaram esta ação.

Os ofícios ancestrais foram também contemplados, com a passagem pela casa do médico, do sapateiro, do ferreiro e do carpinteiro/tanoeiro, havendo lugar para um testemunho de familiares presentes e no último caso, na primeira pessoa, por parte de Francisco Ribeiro, o qual partilhou de uma forma genuína as suas vivências. A iniciativa foi ainda enriquecida com a intervenção do grupo de teatro Váatão, que ia surpreendendo e deliciando todo o grupo.

O envolvimento e interatividade com os participantes, foi outra constante. Antes de terminar a jornada, com a visita ao lagar de azeite e explicação do seu funcionamento, o grupo pode ainda assistir a um emotivo Cantar das Almas, junto do Cruzeiro, pelas singulares mulheres da Isna.

Recorde-se que o projeto referido foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020. A próxima visita guiada e encenada está já agendada para 23 de abril, em Orvalho.