Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Património Gastronómico

Gastronomia de Oleiros

A gastronomia de Oleiros sempre foi muito rica e afamada, pelo que muitos gastrónomos são atraídos a esta região. Os sabores do pinhal incluem variados pratos típicos, como o famoso cabrito estonado, a chanfana, os maranhos as trutas grelhadas (da ribeira), o coelho panado e a sopa de castanha.

Quanto às sobremesas, pode deliciar-se com o bolo de mel, as papas de milho, as filhós, a tigelada e as cavacas, elaboradas segundo receitas ancestrais.

No campo enófilo, existe uma casta única, que se estabelece ao longo das margens da ribeira e que dá origem ao Vinho Callum, exclusivo de Oleiros. Devido à abundância de medronheiros na região, existe uma larga tradição na produção de aguardente de medronho ou “medronheira”, como é popularmente designada, que pode ser servida como digestivo.

Cabrito Estonado
Cabrito Estonado ganha Prémio Cinco Estrelas pela segunda vez
Vinho Callum
1521458121Vinho_Callum
Maranho
Maranho
Medronho
1540307510medronho
Castanha
castanha (2)
Broa da Isna
broa da isna (1)
Papas de Carolo
Papas de Carolo
Filhós
filhós (1)
Cavacas
cavacas
Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.