Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal
Maranho

Os maranhos são um produto típico da região da Beira da Baixa, cuja produção está desde muito cedo ligado ao Concelho de Oleiros.

O aparecimento deste produto com características muito particulares, relaciona-se provavelmente com a típica produção de caprinos nesta região, onde a caprinicultura teve e tem um importante destaque.

Os maranhos são um produto destinado a ser consumido depois de cozido, que tem como ingredientes principais a carne de cabra e o arroz, sendo enriquecido com chouriço, toucinho ou presunto.

Esta mistura é temperada com vinho, sal e hortelã, sendo posteriormente ensacada em invólucros especialmente elaborados para o efeito a partir das designadas “bandogas”, compartimentos gástricos da cabra.

Os maranhos são um produto regional muito apreciado pelos beirões e com destaque na gastronomia local, o que justifica a sua procura por todos os que visitam a Beira Baixa e que proporcionam um crescente na atividade turística da região. Desde sempre esta iguaria esteve associada a dias festivos ao longo de todo o ano, como festas ou romarias bem como casamentos e batizados, onde não poderia faltar na mesa daquelas famílias.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.