Ao longo do percurso, o grupo de teatro Váatão recriou várias situações, onde se incluiu ainda um cântico celestial na Igreja Matriz de Álvaro, dedicada a Santiago Maior. Os Jograis do Paço, a Tia Ana Moleira, o Carteiro Enamorado, o Cavaleiro Hospitalário ou o Guardião das Águas, foram algumas das encenações contempladas.
A visita ficou valorizada pelos testemunhos na primeira pessoa e pela partilha das histórias de vida pelos presentes, numa importante recolha no terreno efetuada pelas técnicas da Cultura e Turismo do Município.
A ação terminou de forma animada, com a visita ao Atelier do Xisto à Cortiça, de Teresa e José Nunes, onde os participantes puderam apreciar as originais peças de artesanato feitas com recursos endógenos, como os afamados tropeços de cortiça. Na ocasião houve ainda lugar para uma agradável degustação de licores tradicionais, tendo o Vale da Ribeira de Alvélos e o casario de Álvaro como pano de fundo. No final, os participantes puderam também visitar o cosmopolita Mercado do Xisto que decorria junto ao rio Zêzere, na praia fluvial de Álvaro.