Scroll Top

Castro do Picoto

Importante sítio arqueológico da Serra do Muradal. As principais evidências arqueológicas consistem em três linhas de muralhas que acompanham as curvas de nível. Estas estruturas encontram-se muito arruinadas, dispostas em linhas concêntricas e fechariam o acesso ao trecho meridional da serra, o qual tem 200m de comprimento e 800m de altitude. Referência ao achado de cerâmicas que levaram alguns arqueólogos a atribuir a sua ocupação à Idade do Ferro e, posteriormente, à época romana.

A sua posição geoestratégica é indiscutível, pelo que poderia ter desempenhado função de atalaia e/ou refúgio temporário. Aliás, o valor estratégico da Serra do Muradal é bem patente na presença de estruturas militares (fortes e baterias), construídas nos séculos XVIII e XIX, junto das principais vias de atravessamento destas imponentes barreiras naturais, para a defesa de Portugal contra as invasões continentais.

Coordenadas GPS:
39º55’01’’N 7º44’23’’W

trilho Apalaches - GR38
Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.